"Do amor à costura a realização de um sonho"
Em janeiro de 2016 eu trabalhava como gerente administrativa financeira de um grupo de restaurantes, uma colega que sabia que eu costurava veio me pedir algumas dicas para produzir uma peça. No meio da explicação, apareceu outra colega que também queria aprender a costurar.
Foi então que eu falei, naquele tom de brincadeira, ..."Assim vou dar aula para vocês!"
E não é que elas ficaram doidas e disseram que aceitariam as aulas!
Neste momento eu pensei, como assim...nunca dei aula...de corte e costura...como será?!?
Como elas estavam falando sério, gostei da ideia e fui pesquisar os curso que existem no mercado para ter uma noção de como poderia ensiná-las.
Montei uma apresentação para passar em um telão, com explicações sobre acessórios, materiais, aviamentos, tecidos e moldes, com fotos, material impresso para que elas pudessem consultar em caso de dúvida.
Procurei sala para alugar por hora, trabalhávamos de segunda a sexta em horário comercial, aos sábados pela manhã. O valor para pagamento da sala dividi entre elas, e o que me pagavam era somente para isto, eu estava em "teste". Inicialmente esta era uma ideia passageira, mas com o tempo fui gostando e pensei porque não seguir com as aulas para outras pessoas?
Nesta minha primeira turma foram cinco alunas, quatro colegas de trabalho e uma delas levou a irmã, fizemos algumas aulas e aos poucos a turma se desfez em função de outros compromissos delas, mas eu seguia com a ideia de dar continuidade as aulas.
Antes de montar o studio divulguei as aulas para montar outra turma, na época eu tinha somente a página "Moda pra Usar e Ser Feliz", onde mostrava meus trabalhos em crochê e compartilhava várias ideias sobre moda e artesanato.
Este foi meu primeiro convite para montar a segunda turma de corte e costura:
Como faria? Se eu seguisse locando salas assim eu não teria lucro nenhum, e a ideia agora era tornar as aulas um complemento de renda e claro que eu estava adorando ensinar algo que tenho paixão desde criança.
Um grande sonho era montar um espaço onde eu pudesse expor minhas produções e exercitar a minha criatividade em todo tipo de trabalho manual que gosto de fazer, então este era o momento da realização deste sonho!
Comecei a procurar sala para locação, assim montaria o studio para as aulas e para locar por hora para outros eventos tipo encontros de beleza etc. Eu e minhas amigas produzíamos artesanato para venda, cachecóis e golas de tricô, estas peças também teriam agora um local para ficarem expostas.
Montei o Studio com várias peças recicladas e muitas produzidas por mim, desde as mesas até a "forração " da porta do banheiro (forrei com um tecido que tem a estampa de várias capas de revistas de moda, assunto para outro post...rsrs). Pude usar toda a minha criatividade na decoração do espaço.
Em outubro de 2016 inaugurei o Studio de Moda Lê Brochier, fiz uma recepção com o nome de "Uma tarde de primavera", a decoração foi bem colorida com muitas flores e até tapete de grama artificial, para algumas amigas e comemoramos esta conquista.
Momento feliz, a colocação da placa com o nome do Studio
Recepção pronta à espera dos convidados
Studio pronto para receber novas alunas
Foi então que divulgava as aulas para terças e quintas a noite e aos sábados o dia todo, no início não tinha muitas alunas, mas tinha várias interessadas. Na época de verão, dezembro, janeiro e fevereiro, em função das férias a procura parou, o studio ficava mais fechado do que com alguma atividade.
Neste momento pensei se deveria continuar, mas minhas amigas me incentivaram a continuar, pois em março tudo voltaria ao "normal".
Não desisti, em março foquei na divulgação das aulas e a procura aumentou novamente. Seguia fazendo as aulas fora do horário comercial, pois continuava com meu trabalho fixo de segunda a sexta.
Em função da crise do país, em maio de 2017 fui dispensada do trabalho fixo, nesta época o studio já necessitava mais da minha atenção, pois tinha pessoas interessadas em fazer aulas nos horários que eu não poderia.
Desde junho de 2017 me dedico diariamente ao studio e as aulas de corte e costura, com muitas divulgações e muitos interessados em fazer as aulas. No final do ano de 2017 completei a quantidade de 100 alunos que tinham feito aulas no studio, para o primeiro ano estava muito bom!
Comments